quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Anamnese Social

Faculdade Vasco da Gama – UNIESP








“RELATÓRIO”








Salvador- Bahia, 2013 
Vanessa Bahia Lopes





“RELATÓRIO” 

Trabalho para avaliação apresentado como requisito à disciplina Estágio Supervisionado, 5º Semestre, do curso de Serviço Social, da Faculdade Vasco da Gama – UNIESP.

Docente: Erica Batista







Salvador- Bahia, 2013 
Identificação da Instituição

A) Nome: Centro de Atendimento Educacional Especializado Anamnese Social.
B) Endereço: Ele está situado na Rua Frederico Cosa, 93 Brotas Salvador

Caracterização Geral da Instituição Campo de Estágio/ Serviço Social

A) Antecedentes Históricos

Há mais de 70 anos, o Instituto Guanabara é uma Instituição Educacional de referência no Município do Rio de Janeiro, particularmente na Tijuca. Fundado em 1937 pelos professores Antônio e Zenaide Moreira, centenas de professores cursaram o normal e o normal no Guanabara, assim como centenas de alunos cursaram da pré-escola até o antigo colegial na Instituição. 
Em 1975, após o falecimento da professora Zenaide B. Moreira, o curso Miguel Couto (Sistema Miguel Couto de Ensino), assumiu a direção do Colégio, preservando a obra educacional dos fundadores e trazendo para a Instituição toda a consagrada experiência do Curso Miguel Couto. Primário e Ginasial eram a forte credencial histórica do Guanabara, e o colegial a área especializada do Miguel Couto. As nomenclaturas mudaram por força da Lei 5692/71. Além da nomenclatura, mudanças graduais foram implementadas na metodologia de ensino. O corpo docente foi estimulado e incentivado, resultando no crescimento do prestígio do Guanabara na comunidade. 
A qualidade do trabalho dentro da escola é traduzida pela harmonia e prazerosa convivência do dia a dia e pelos resultados alcançados por nossos alunos nos diversos exames vestibulares. 

B) Missão

Tendo em vista as características de seu alunado e os objetivos educacionais da Lei de Diretrizes e Bases, o Instituto Guanabara propõe-se:
A formar o aluno como pessoa e cidadão do mundo, capaz de contribuir para o progresso de sua família e seus pais; 
A proporcionar-lhe a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades; 
A orientá-lo sobre seus direitos e deveres cívicos, incutindo-lhe respeito às autoridades legitimamente constituídas; 
A prepará-lo para o trabalho, elemento de sua formação integral; 
A dar-lhe condições de usar a herança cultural da sociedade brasileira, de maneira dinâmica, face à evolução permanente das relações sociais, culturais e tecnológicas.
A fazê-lo adquirir a cultura e os conhecimentos básicos que lhe garantam a liberdade de expressão, o prático da crítica ética, incentivando lhe o desejo permanente de  auto-avaliação e crescimento individual.
Evidencia-se, assim, a finalidade maior a que nos propomos - Educar – ação que não se restringe à mera transmissão de informações e do saber acumulado, mas se direciona a capacitação plena do aluno como ser social cultural e político, apto à leitura e interpretação do pensamento, do agir e do sentir da Humanidade. 

C)Âmbito de ação

O Instituto Guanabara desenvolve também trabalhos com serviços de saúde especializados em: clinica geral, pediatria, psiquiatria, neurologia, diagnostico diferencial, habilitação e reabilitação, profissionalização social, ações de prevenção das deficiências, ações de atendimento educacional, serviços de enformagens, eletro encefalograma, aconselhamento e apoio psicossocial, terapias individual e de grupos e visitas domiciliares. Também são realizados trabalhos através da equipe transdisciplinar compostas de médicos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicomotricistas, terapeutas, ocupacionais, pedagogos, psicopedagogos, instrutores de oficinas terapêuticas, professores regentes de classes especiais, professores de educação física, professores de dança e teatro, e professores de artesanato.
Na área educacional a instituição realiza trabalhos com o desenvolvimento da linguagem, música, jogos, dança teatro, coral, bandinha rítmica, psicomotricidade e educação física. Os profissionais desta Instituição realizam ainda oficinas de iniciação profissional como de manicure, pedicure, cabelereiro, bijuteria, serigrafia, tecelagem e artesanato em geral. Essa oficina tem o objetivo de levar o educando portador de deficiência mental e transtornos de conduta à total inclusão através da habilitação e reabilitação não só na escola como também no campo de trabalho.

D) Objetivos gerais

O objetivo á atender crianças e adolescentes de ambos os sexos, em situação de risco social, na faixa etária de 07 a 17 anos, originários de bairros populares de nossa cidade, que residem em pequenas casas feitas de barro sem mínimas condições estruturais (água, luz e saneamento), o que não os possibilita uma vida digna. Alguns bairros apresentam um índice de violência e roubo muito alto, além de brigas envolvendo armas de fogo e tráfico de drogas.

e) Perfil da população alvo para a qual a instituição dirige a sua ação?

Muitos beneficiários são impacientes, agressivos e apresentam baixo nível de aprendizagem. Além disso, possuem grande dificuldade de diálogo, concentração e baixa auto-estima. A perspectiva de futuro é pequena para encontrar um emprego e constituir família. Muitos são hiperativos e desmotivados. Por outro lado existem alguns que possuem consciência de limites e regras, além de capacidade de diálogo e boa vivência com os valores cristãos e humanos. Existe uma exacerbação do direito individual e uma falta de consciência para com o que é do outro. O elemento da religiosidade é muito presente em alguns dos beneficiários. Todos estão frequentando a escola regular e muitos percebem a escola como uma necessidade indispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário