terça-feira, 5 de março de 2013

Biografia de Castro Alves

Antônio Frederico de Castro Alves nasceu a 14 de março de 1847 na cidade de Curralinho (hoje Castro Alves), na Bahia. Em 1862 seguiu para o Recife para fazer o preparatório ao curso da Faculdade de Direito do Recife, onde ingressou em 1864. Participou ativamente do movimento acadêmico e foi militante de primeira hora da campanha abolicionista que começava a ser deflagrada na capital pernambucana. Tornou-se um dos líderes do movimento ao lado de outro grande nome da época, Tobias Barreto.
Por esse tempo, apaixonou-se pela atriz portuguesa Eugênia Câmara, com quem partiu para a Bahia em 1867. Para sua amada escreveu o drama “Gonzaga ou A Revolução de Minas”, representado no Teatro de S. João, em Salvador, alcançando grande sucesso, tanto o autor quanto a intérprete.
No ano seguinte, foi para o Rio de Janeiro, com carta de apresentação para José de Alencar, que o enalteceu publicamente, apresentando-o a seguir a Machado de Assis, o qual fez uma crítica extremamente elogiosa do poeta baiano. Em março desse ano, transferiu-se para São Paulo, onde pretendia continuar seus estudos de Direito, tendo ingressado no 3°. ano do curso. Tornou-se amigo, entre outros, de Rui Barbosa e Joaquim Nabuco. Alguns meses depois de sua chegada a São Paulo, rompeu com Eugênia Câmara, o que lhe produziu imenso sofrimento. Em São Paulo escreveu “O Navio Negreiro” e “Vozes d’África”, dois de seus mais conhecidos poemas abolicionistas.
Certo dia, durante uma caçada, um tiro acidental feriu-lhe o pé. Agravado o ferimento, foi submetido a uma operação de amputação, no Rio de Janeiro. Com a saúde debilitada, acometido de tuberculose, voltou à Bahia em 1870, onde morreu, ao lado da família aos 24 anos de idade, quando compunha “Os Escravos”.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário