sexta-feira, 29 de março de 2013

Antagonismo Capital X Trabalho

A "questão social" é o resultado do conflito da relação capital x trabalho, e suas multiplas expressões refere-se a todas as mazelas causadas pelo sistema capitalista, ou seja, desemprego, violência, risco social, violação de direitos, entre outros. Ainda de acordo com Iamamoto (1997, p14)
“Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc. Questão social que sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem, se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. [...] ... a questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social”.
Fonte(s):
IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: dimensões históricas, teóricas e ético-políticas. Fortaleza, CRESS –CE, Debate n. 6, 1997

Assistente Social Osvaldo Teles


Um comentário: