Chamamos de frustração a
impossibilidade de satisfazer um motivo (sonho)
Exemplo: Estudar feito um louco e não
ser aprovado, Casar pensando que teria um tipo de vida e depois perceber que
não é nada disso. Cultivar uma amizade e levar um cano do amigo. Se dedicar ao
trabalho e ver que foi o novato que ganhou o aumento, não só depende de nós,
pois não podemos prever como as pessoas vão se comportar. Mais dá
para aprender a lidar com a frustração quando aparece. A frustração mal
administrada prejudica a qualidade de vida e leva à depressão e ansiedade. Para
lidar com a frustração a pessoa pode compensar com outras satisfações. Ex,
comer em excesso, drogas, álcool, etc.
Classificação dos motivos
Um adulto, com padrões normais
de comportamento, apresenta quatro desejos fundamentais: desejo de segurança,
de resposta ou correspondência, de aprovação social e o desejo de novas
experiências.
E para facilitar o entendimento
destes desejos como motivos que impulsionam o comportamento, é útil
classificá-los em três categorias
1) Motivos relacionados a
necessidades fisiológicas ou motivos de sobrevivência — fome, sono, respiração,
evitar a dor e da fadiga, estimulação informativa;
2) Motivos relacionados à interação
com outras pessoas ou motivos sociais — sexo, comportamentos maternais,
afiliação, prestígio; 3) Motivos relacionados à competência do EU ou,
simplesmente, motivos do eu — realização, necessidade de informação constante apesar
de estarem todos presentes na nossa sociedade, não se apresentam com a
mesma intensidade e, também, lembrando que nenhuma
classificação pode ser estática (muitos outros motivos podem ainda estar por
serem descobertos e nem possui limites claros, ou seja, nem sempre é
possível identificar qual motivo foi responsável por um determinado
comportamento as pessoas bem ajustadas satisfazem razoavelmente bem cada um de
seus motivos fundamentais.
Muitos autores estudaram a
consequência da frustração,e notaram,entre elas a agressividade.
Quando frustrados, manifestamos agressividade através dos nossas ações,
palavras, entonação de voz ou, de modo geral, através do nosso
comportamento.
A
agressão pode ser dirigida ao agente frustrador ou pode se transferir a um
substituto deste Por exemplo, uma criança frustrada no lar pelos pais mostra-se
agressiva ,na escola ,para com o professor.
Tamara Dembo, discípula de Kurt
Lewin, fez um estudo experimental sobre em crianças. Observou, no comportamento
de crianças frustradas, o fenômeno chamado regressão, isto é, seu comportamento
não correspondia a sua idade, mas apresentava característica de inferiores por
exemplo crianças de escola maternal que brincavam alegremente com um telefone
de brinquedo e agiam de modo semelhante ao adulto telefonando. Foram frustradas
pela observadora, que lhes tomou o brinquedo e o devolveu logo depois. Muitas
delas mostraram regressão no seu comportamento, é comum observarmos regressão
no comportamento de crianças na ocasião em que nasce mais um nenê na família:
chupam o dedo, voltam a molhar a cama, exigem novamente a mamadeira, pedem
colo, etc.
Trabalho Acadêmico Osvaldo Teles
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