quarta-feira, 19 de junho de 2013

AS MULHERES NEGRAS SÃO AS MAIORES VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA




AS MULHERES NEGRAS SÃO AS MAIORES VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. SEGUNDO OS DADOS APRESENTADOS NO MAPA DA VIOLÊNCIA, EM 2010, MORRERAM 48% MAIS MULHERES NEGRAS DO QUE BRANCAS VÍTIMAS DE HOMICÍDIO, DIFERENÇA QUE VEM SE MANTENDO AO LONGO DOS ANOS.
TAXA DA MORTALIDADE POR HOMICÍDIO NO SEXO FEMININO, SEGUNDO RAÇA/COR (EM 100 MIL MULHERES).

O RACISMO É A TENDÊNCIA DO PENSAMENTO, OU O MODO DE PENSAR, EM QUE SE DÁ GRANDE IMPORTÂNCIA À NOÇÃO DA EXISTÊNCIA DE RAÇAS HUMANAS DISTINTAS E SUPERIORES UMAS ÀS OUTRAS, NORMALMENTE RELACIONANDO CARACTERÍSTICAS FÍSICAS HEREDITÁRIAS A DETERMINADOS TRAÇOS DE CARACTERES INTELIGÊNCIA OU MANIFESTAÇÕES CULTURAIS. O RACISMO NÃO É UMA TEORIA CIENTÍFICA, MAS UM CONJUNTO DE OPINIÕES PRÉ CONCEBIDAS QUE VALORIZAM AS DIFERENÇAS BIOLÓGICAS ENTRE OS SERES HUMANOS, ATRIBUINDO SUPERIORIDADE A ALGUNS DE ACORDO COM A MATRIZ RACIAL.
O PRECONCEITO RACIAL  É O QUE MAIS SE ABRANGE EM TODO O MUNDO, POIS AS PESSOAS JULGAM AS DEMAIS POR CAUSA DE SUA COR, OU MELHOR, RAÇA. ANTIGAMENTE, ERA COMUM VER-SE NEGROS AFRICANOS ACOMPANHADOS DE BELAS LOURAS NÓRDICAS OU DE OUTRAS PARTES DA EUROPA. NÃO EXISTIA O MENOR PRECONCEITO ENTRE ESSES CASAIS NEM EM RELAÇÃO A ELES. PARA OS BRASILEIROS, PORÉM, ERA ALGO INÉDITO E ESCANDALOSO; FAZIAM-SE PIADAS INSINUANDO QUE O SUCESSO DOS NEGROS SE DEVIA AO FATO DE QUE ERAM MUITO BEM DOTADOS ANATOMICAMENTE PARA O SEXO. UMA VISÃO PRECONCEITUOSA TÍPICA, QUE PROCURAVA DESQUALIFICAR O NEGRO E QUE ESCONDIA, ÀS VEZES, UMA BOA DOSE DE INVEJA.
O RACISMO SUBENTENDE OU AFIRMA CLARAMENTE QUE EXISTEM RAÇAS PURAS, QUE ESTAS SÃO SUPERIORES ÀS DEMAIS E QUE TAL SUPERIORIDADE AUTORIZA UMA HEGEMONIA POLÍTICA E HISTÓRICA, PONTOS DE VISTA CONTRA OS QUAIS SE LEVANTAM OBJEÇÕES CONSIDERÁVEIS. EM PRIMEIRO LUGAR, QUASE TODOS OS GRUPOS HUMANOS ATUAIS SÃO PRODUTO DE MESTIÇAGENS. A CONSTANTE EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA E O CARÁTER SEMPRE PROVISÓRIO DE TAIS GRUPOS TORNAM ILUSÓRIA QUALQUER DEFINIÇÃO FUNDADA EM DADOS ÉTNICOS ESTÁVEIS. QUANDO SE APLICA AO HOMEM O CONCEITO DE PUREZA BIOLÓGICA, CONFUNDE-SE QUASE SEMPRE GRUPO BIOLÓGICO COM GRUPO LINGÜÍSTICO OU NACIONAL.

CONCLUÍMOS, QUE A IDENTIDADE ÉTNICO-NACIONAL BRASILEIRA, POR SI SÓ, NÃO APRESENTA MECANISMOS SOCIOLÓGICOS DE INTOLERÂNCIA SEGREGAÇÃO/HIERARQUIZAÇÃO RACIAL. MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE OS NÃO-BRANCOS NÃO SEJAM ALVOS DE PRECONCEITO NO BRASIL. MAS ESSE PRECONCEITO É OU DE ORDEM ECONÔMICA OU MESMO RACIAL, MAS DE ALGUM INDIVÍDUO NÃO PARTICIPANTE DA IDENTIDADE ÉTICO-NACIONAL EM FORMAÇÃO BRASILEIRA, A QUAL IDEALIZOU DARCY RIBEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário